Autor

=> english version

Fábio Nazareth é ciclista urbano e cicloviajante. Tem a bicicleta como primeira opção de transporte e criou, em 2012, os Pedalentos, adaptação para o termo em inglês Slow Biking, que se refere a uma competição tradicional na Holanda na qual o vencedor é quem chega por último. Pedalentos e Pedalentas uni-vos para promover um estilo de vida sem pressa, com mais tempo livre e ócio criativo diante de um mundo com pessoas cada vez mais aceleradas, sem tempo e presas em modelos de vida que causam mal à saúde.

Reduzir a velocidade é uma forma de transformar as cidades e as pessoas.

Fábio já pedalou por diversas regiões do Brasil e do exterior, incluindo roteiros conhecidos como o Vale Europeu, Caminho da Luz, Circuito Costa Verde e Mar, Estrada Real e outros. Acreditando que a bicicleta é uma ferramenta de transformação social, foi um dos articuladores que implementou, em janeiro de 2014, a Escola Bike Anjo no Rio de Janeiro, que promove uma atividade regular onde ensina, gratuitamente, pessoas de todas as idades, a pedalar e a descobrir melhores rotas de bicicleta para o deslocamento de casa para o trabalho.

Promove, junto com a Associação Transporte Ativo e outros parceiros, os Jogos de Bicicleta, como forma de estimular crianças até 5 anos a dar os primeiros passos para conseguir o equilíbrio para pedalar.