Bicicleta de carga para reciclar garrafas de cerveja

Nessa semana, tive a oportunidade de conversar com oJoão, que trabalha para uma empresa que faz reciclagem de garrafas de cerveja no bairro da Lapa, Rio de Janeiro. Batemos um papo enquanto ele aguardava os ajustes de freio da sua bicicleta.

João, gentilmente, falou sobre seu trabalho e compartilhou um pouco de sua história trabalhando com entregas. Parabéns João, por realizar um trabalho que colabora para um mundo melhor.

Aproveitei para também conversar com Eduardo Bernhardt, Consultor Ambiental da Ecomarapendi e Professor de Ecologia no MBA Planejamento e Gestão Ambiental UVA, que propôs a seguinte reflexão: A reciclagem é vista como a solução para o problema do lixo, mas há diversos materiais que enfrentam dificuldades para serem reciclados. O vidro é um deles. Além do risco no manuseio do material quando ele se quebra, tem a trabalhosa preferência dos recicladores por receber o vidro separado por cor. Mas o principal empecilho é o baixo valor dos vidros que o torna pouco interessante para sucateiros e cooperativas.

Assim sendo, a melhor opção é adotar o consumo consciente, que no caso dos vidros significa preferir as bebidas com casco retornável, evitar as garrafas descartáveis, reutilizar os vidros sejam garrafas ou potes, sempre que possível e destinar à reciclagem o que não puder evitar ou reutilizar. E o mais importante, não importa o destino que daremos ao vidro, sempre devemos armazená-lo de um modo que ele não quebre ou que contenha os cacos para evitar que os catadores de lixo se machuquem no seu manuseio. Pode ser numa caixa de papelão ou numa garrafa PET sinalizados que em seu interior há vidro, explicou o especialista. E você? aproveita para segui o canal dos Pedalentos! Boralá!

A empresa que está promovendo a coleta: https://konabrewingco.com/

Link para download da pesquisa “Estabelecimentos Comerciais com Entregas por Bicicleta em Copacabana” http://transporteativo.org.br/ta/?page_id=102