Não use aplicativos de entrega

Compartilhe:

Estou há 35 dias em casa por conta do isolamento social necessário para evitar a propagação do Corona Vírus. Se posso te pedir alguma coisa, além ficar em casa e colaborar com iniciativas que estão ajudando pessoas em situação de risco, não use aplicativos de entrega. Prefira comprar no comércio local, do pequeno produtor, na padaria do bairro, no bar ou o restaurante familiar que fica perto da sua casa.

Entrega de mercado na Covid-19
Entrega do mercado local, veio de bicicleta e sem sacolas plásticas. A bicicleta na foto é minha, a do entregador ficou na portaria.

Moro numa região com muito comércio, tenho praticamente duas dezenas de restaurantes no quarteirão da minha casa e alguns só recebem pedidos via aplicativos. Nesses eu faço questão de não comprar, lamento, mas dou prioridade para quem vende via telefone ou whatsapp. Tenho uma lista de comerciantes que atendem via Whatsapp e faço todos os pedidos direto com eles. Até a banca da feira de domingo está atendendo via Whatsapp.

Ensine comerciantes a usar o Whatsapp para negócios

Se você tem habilidades com o Whatsapp e conhece algum comércio que não usa a ferramenta para receber pedidos, que tal se oferecer para ensinar a usar? Dessa forma, você colabora com uma iniciativa local e ainda aproxima os laços com quem está perto de você. Faça isso agora, entre em contato e ofereça ajuda. Sua ligação pode salvar um comércio e ajudar as pessoas e suas famílias que dependem dele.

Te recomendo a desinstalar os apps de entrega. Quanto mais pessoas fizerem isso, menos força terão os apps. Mas você pode dizer “Mas os apps oferecem descontos imperdíveis”, eu te digo, alguém está perdendo muito para você ter alguma vantagem mirabolante, e quem perde é o lado mais fraco desse jogo, sabe quem é? acho que não preciso explicar, né? Os aplicativos de entrega estão quebrando pequenos comerciantes e precarizam a mão de obra.

Ontem pedi um peixe, por telefone, num restaurante que frequentava antes da Covid-19. Muitos não cobram taxa de entrega, mas faço questão de dar gorjeta, pelo menos 10% que é o que sempre dei presencialmente. A comida chegou embalada, perfumada e com um ótimo sabor. Mas faltou a salada, o que resolvi com uma simples ligação. Liguei, avisei e disse que não precisava mandar e que poderia enviar uma porção dobrada na próxima. Simples, rápido e direto.

Muitos restaurantes funcionam na base do papel e caneta, não precisam de internet para funcionar, mas tem gente lá que atende o telefone, verifica whatsapp. Falando direto consigo negociar preços, trocar ítens do cardápio, avaliar o atendimento a entrega, tudo direto com quem faz, sem intermediários.

Abandone os apps e ,depois de um tempo, me conte como foi.

Compartilhe: