Parabéns a todos enfermeiros e enfermeiras pelo dia mundial da Enfermagem. Junto com outros profissionais da saúde, vocês são os verdadeiros heróis neste momento de pandemia da Covid19. Arriscam suas vidas para nos salvar. Obrigado. 12 de maio é Dia Internacional da Enfermagem.
Serviço de prevenção em hospital começou por conta da iniciativa de enfermeira que levava maca na bicicleta.
Creuza, enfermeira que em 2014 completou 20 anos de profissão, usou uma bicicleta adaptada para realizar, na casa de mulheres moradoras da região periférica de Barretos (SP), exames de prevenção ao câncer. “A gente queria diminuir o número de casos de câncer avançado no hospital. Um médico desenvolveu a maca, eu a coloquei na bicicleta e fui até a porta das mulheres [realizar o teste de papanicolau]”, contou na época à revista Marie Claire.
Foram quatro anos carregando a maca na bicicleta para visitar parte da população de Barretos, fato que a transformou em uma das responsáveis pela criação do serviço de prevenção do hospital, um dos mais reconhecidos na área.
De casa em casa na região periférica de Barretos (SP), Saure ia esclarecendo as dúvidas das moradoras e também dos maridos, que não entendiam bem a necessidade do exame. “Foi um início muito trabalhoso. Já cheguei a pensar que era impossível, mas aos poucos conseguimos fazê-los entender”.
“Há 20 anos não tinha nada, tudo era guardado na minha casa. Hoje temos um departamento”, contou.
As bicicletas foram muito utilizadas durante o Tsunami de 2011 no Japão e no Terremoto de 2017 na Cidade do México. Nesse momento, diante da pandemia do novo corona vírus, elas estão pelas ruas girando forte para atender às demandas da população.
Em situações de calamidades como terremotos, tsunamis e outras catástrofes naturais, as bicicletas são um modo de transporte muito eficiente na logística de distribuição de produtos e transporte de pessoas.