Fui convidado pelo Daniel Bagdev para participar de uma live sobre a bicicleta na pandemia. do novo corona vírus (Covid-19). O papo aconteceu sábado (13/06) às 20 horas e foi transmitido no youtube. A live contou também com a participação de Daniel Guth, pesquisador em políticas de mobilidade urbana.
Clique aqui para assistir: https://youtu.be/MkK9DveRI0Q
Segue abaixo o texto publicado pelo Daniel Bagdev em seu perfil do Instagram com informações sobre a live sobre a bicicleta na pandemia e as previsões sobre como a bicicleta poderá se destacar nesse cenário de mudanças.
“a era de ouro da bike
Os noticiários têm mostrado que diversas cidades da Europa estão investindo na ampliação do sistema cicloviário e na criação de políticas de incentivo para que a população caminhe/pedale mais. Aposta-se na bicicleta como modal de transporte que evita aglomerações e reforça o sistema imunológico pela atividade física.⠀
Já está se cogitando que a pós-pandemia será “a era de ouro da bike” (Diego Salgado – UOL). No entanto, desde já, mesmo com a quarentena ainda em vigor no país, existem profissionais que precisam se deslocar para manter em funcionamento serviços essenciais tais como: Saúde e abastecimento de alimentos/medicamentos. Gostaríamos de saber o que as cidades Brasileiras estão fazendo para aumentar a segurança das pessoas que pedalam e incentivar que mais pessoas adotem este modal.⠀
⠀
(*1) Daniel Guth é pesquisador em políticas de mobilidade urbana. Mestrando em urbanismo pelo PROURB/UFRJ. Diretor Executivo da Aliança Bike (http://aliancabike.org.br/).
(*2) Fábio Nazareth é Guia de Turismo. Pós graduado em Comunicação Institucional pela FACHA e membro e conselheiro da Associação Transporte Ativo. Criador do Pedalentos Cicloturismo Contemplativo e da Slow Bike Tours.