Olá, tudo bem? Sou Fábio Nazareth, criador do Pedalentos Cicloturismo Contemplativo. Uso bicicleta desde criança e, com o tempo, fui cada vez mais me apaixonando por elas. Sou pós graduado em Comunicação Institucional pela FACHA e desde 2008 estou envolvido com a promoção do uso da bicicleta como meio de transporte, seja para viagens, lazer ou no deslocamento diário.
Em 2012, durante uma viagem de bicicleta pelo circuito de cicloturismo Costa Verde Mar, tive a ideia de criar os Pedalentos. Estava acompanhado de amigos que testemunharam os primeiros rascunhos da logomarca e que participaram da primeira pedalada dos Pedalentos.
“Reduzir a velocidade
é uma forma de transformar as cidades e as pessoas”.
Como criador do Pedalentos, acredito que desacelerar pessoas e processos é uma forma de promover melhoria na qualidade de vida. Nesse sentido, a bicicleta é a ferramenta que uso para colaborar com a transformação social necessária para que as cidades sejam lugares melhores para viver. Acredito que cidades que oferecem infraestrutura e segurança para quem vai de bicicleta são também cidades boas para todas as pessoas.
Como forma de colaborar para que mais pessoas usem a bicicleta, em 2013, articulei a implementação da Escola Bike Anjo no Rio de Janeiro, atividade voluntária que ensina, gratuitamente, pessoas de todas as idades, a pedalar e a conhecer as melhores rotas de bicicleta para o deslocamento de casa para o trabalho. Hoje o Bike Anjo conta com mais de sete mil voluntários em 735 cidades e 35 países.
Guia de Turismo desde 2009, estudei no CIETH e, como guia, promovo o Cicloturismo Urbano no Rio de Janeiro, oferecendo roteiros de bicicleta sem pressa (Slow Bike Tours). Sou membro e conselheiro da Associação Transporte Ativo, onde colaboro com pesquisas para bicicletas e atividades educativas como os Jogos de Bicicleta, uma forma lúdica para estimular crianças a conseguir o equilíbrio necessário para pedalar. para saber mais, clique aqui.