Em 2014, percorri trechos da Estrada Real, Caminho Velho. Foi uma cicloviagem muito importante na minha história . Entretanto, por conta de um HD queimado, perdi quase todas as fotos e vídeos dessa viagem. Hoje, organizando arquivos, encontrei alguns fragmentos dentro de uma pasta de arquivos com imagens variadas. Seguem abaixo as imagens da Estrada Real que encontrei no meio desses arquivos.
Não lembro exatamente onde fiz essa foto, mas lembro de como cheguei até esse lugar. Eu estava exausto depois de pedalar por tanto tempo debaixo do sol. Nessa igreja consegui um pouco de sombra e água fresca antes de seguir para mais algumas horas de pedaladas.
Essa árvore à esquerda me emocionou bastante. Esse lugar, essa foto, até hoje, bate uma sensação boa ao lembrar da paz que senti quando cheguei nessa praça. Como músico e estudioso de sonoridades, estar em um lugar com essa paisagem escutando o som do vento, do farfalhar das árvores foi uma vivência muito marcante.
Essa foto é sobre aqueles momentos quando coisas ruins acontecem e o universo sorri pra você. É sobre o movimento entre uma tristeza inicial por causa de um pneu furado para a alegria de ser visitado por uma borboleta que se deixou fotografar.
Quando fiz essa foto, no ponto mais alto de uma subida, olhei para todo caminho percorrido e lembrei de uma música dos Engenheiros do Hawaii:
“Não vim até aqui
Pra desistir agora
Entendo você
Se você quiser ir embora
Não vai ser a primeira vez
Nas últimas 24 horas
Mas eu não vim até aqui
Pra desistir agoraMinhas raízes estão no ar
Minha casa é qualquer lugar
Se depender de mim
Eu vou até o fim
Voando sem instrumentos
Ao sabor do vento
Se depender de mim
Eu vou até o fim”.
Uma cama,
Lençol limpo.
O saco de dormir e
Meu alforge com o essencial para a noite
Paz e tranquilidade depois de um dia de pedaladas.
Muita água pelo caminho
É possível acampar por quase todo caminho. Considero uma forma interessante para reduzir os custos e ter autonomia na viagem.
A subida em direção à Carrancas foi a mais difícil. Esse solo claro, esfarelava e dificultava cada pedalada. Foi sofrido, mas venci.