Você ja dirigiu um ônibus? ou pelo menos sentou na poltrona do motorista? Em 2015, participei de um treinamento com motoristas de ônibus e tive a oportunidade de aprender bastante sobre as dificuldades enfrentadas pelos motoristas e também sobre o que posso fazer para tornar minhas pedaladas urbanas mais seguras.
Veículos grandes, como os ônibus, possuem visibilidade reduzida do entorno, diferentemente de veículos menores e mais leves, existem muitos pontos com baixa visibilidade e até mesmo sem nenhuma, os chamados “Pontos Cegos”.
Muitos motoristas investem, com próprios recursos, na compra de espelhos extras, como na última imagem, para ampliar a visibilidade no entorno dos veículos. Mesmo assim, ainda existem pontos onde a bicicleta não aparece nos espelhos retrovisores. Nesse caso, algumas dicas são indispensáveis para uma pedalada segura.
Ano passado, a Transporte Ativo produziu um vídeo explicativo sobre o que uma pessoa na bicicleta precisa saber para se posicionar fora dos Pontos Cegos. Participei de todo processo de produção do material e te garanto, vale assistir e compartilhar.
Assista ao vídeo
Boralá compartilhar e colaborar para que mais pessoas usem a bicicleta, todos os dias, para as mais variadas formas de deslocamento.