Nessa semana, o Projeto Cicloturismo no Brasil postou um breve relato de uma viagem que fiz na Estrada Real em 2014.
O projeto, que é desenvolvido pelos cicloviajantes Antônio Olinto e Rafaela Asprino, é uma fonte de informações relevantes para todas as pessoas que desejam fazer viagens de bicicleta. Eles são pioneiros na elaboração de guias de cicloturismo e distribuem conteúdo técnico sobre o tema nas redes sociais.
Segue o relato:
Meu nome é Fábio Nazareth, em 2014 percorri trechos do Caminho Velho da Estrada Real. No alforje levava o Guia do Projeto de Cicloturismo no Brasil e no coração as muitas histórias contadas por Olinto e Rafaela. A viagem foi um divisor de águas na história dos Pedalentos, projeto que comecei em 2012, durante outra viagem em Santa Catarina.
Depois de desembarcar em Ouro Preto, tudo começou a dar errado mas logo fui entendendo que os erros tinham muito para ensinar. Comecei acompanhado de outros viajantes que preferiram se orientar pelos totens ao invés de seguir caminho com as informações do Guia.
Tirei várias lições desse primeiro dia e guardo em minhas memórias o acolhimento daquele mineiro.
Por conta dessa decisão, logo no primeiro dia fomos obrigados a superar um longo trecho levando as bicicletas no ombro e, depois de atravessar uma propriedade privada, por pouco não passamos a noite numa praça. Fomos salvos pela generosidade de um senhor que nos hospedou sem nos cobrar nada por isso. Tirei várias lições desse primeiro dia e guardo em minhas memórias o acolhimento daquele mineiro.
A viagem seguiu e o grupo foi se dividindo, com cada pessoa descobrindo seu próprio ritmo e estabelecendo suas prioridades. Segui viagem com os que estavam mais chegados e passamos a consultar o Guia, que nos levou a lugares incríveis e experiências fantásticas. No relato das pessoas que encontrei pude ouvir muitas histórias que já haviam sido contadas pelo Olinto nas oportunidades que tive de participar de suas palestras e das conversas que tive com ele sobre a ER. Senti de fato que existe uma Estrada Viva dentro da própria Estrada Real.
Sou muito grato ao Olinto e a Rafa por todo trabalho que fazem para estimular o desenvolvimento do cicloturismo no Brasil. Estou certo de que muitas pessoas vão usar todo esse material por muitos e muitos anos. Gratidão.
*****
Esta é a seção “Opinião do Cicloviajante”, onde os viajantes que utilizam nossos Guias compartilham suas experiências. Para acompanhar, siga #opiniaodocicloviajante