Participamos da sessão Cycle Logistics do Velocity 2018, a maior conferência global sobre ciclomobilidade, realizada pela primeira vez na América Latina, entre os dias 12 e 15 de junho, na cidade do Rio de Janeiro.
A sessão contou com a moderação do pesquisador Jonas Hagen, que abriu os trabalhos destacando o potencial da logística para entregas de bicicleta na “última milha”, que é a parte mais cara no transporte entre o fornecedor e o cliente. Hagen comentou também sobre como o transporte por bicicletas ou triciclos de carga podem ser uma solução para atender a essa demanda.
Nossa apresentação mostrou os resultados de pesquisas realizadas pela Associação Transporte Ativo, nos bairros de Copacabana e Centro da cidade do Rio de Janeiro. Os resultados dos estudos identificaram padrões de uso da bicicleta no comércio, destacando o modo como as bicicletas de carga e triciclos aliviam o ônus do uso de motorizados, tais como os congestionamentos, problemas de estacionamento, poluição do ar e seus impactos nas mudanças climáticas.
O painel contou com a participação de palestrantes do Chile, Bélgica, Alemanhã e Taiwan: Amanda Fernandes Ferreira, aluna de doutorado em Engenharia Civil da Universidade Nacional de Taiwan, apresentou os resultados de sua pesquisa sobre o uso de bicicleta de carga como alternativa para o transporte de carga em centros urbanos densos; Jochen Maes, consultor de Transportes, Infraestrutura e Mobilidade da Ecorys, falou sobre a sustentabilidade econômica desses sistemas num setor altamente competitivo; Britta Peters, da cidade de Hamburgo, apresentou a Trashh, uma iniciativa em andamento em Hamburgo, onde as bicicletas de carga eletrônica são usadas como veículos de serviço para gerenciamento de resíduos e Claudio Olivares, da Bicivilizate, que fez um relato da diversidade de usos que as bicicletas de carga tem em seu país.
Gravamos as apresentações e estão todas disponíveis em nosso canal do YouTube.